Um gladiador prostrava outro na areia quente e aguardava que a assistência decidisse o desfecho do derrotado.
Esta espécie de "Você decide" do tempo dos romanos, acabou vendo o seu uso transportado para tempos modernos. A utilização do polegar passou a ditar se algo era bom ou mau consoante a direcção do digito.

O popular site que se auto intitula de "social news"
digg.com pegou num conceito já existente há anos do
Slashdot e reduziu-o ao simples polegar para cima ou polegar para baixo.
Os utilizadores votam na popularidade da uma história uma única vez. A fórmula funcionou de tal ordem, que fez surgir uma série de clones, como o
reddit ou o
propeller.
Há mais de um ano que circulam rumores que o Kevin Rose, que é o criador do digg, andava a tentar vender o site. No entanto tal nunca se concretizou, mesmo quando se davam valores como certos e que rondavam sempre as centenas de milhões de dolares.
O Google acenta o seu motor de pesquisa no facto de certos sites terem mais importância que outros, esse factor é chamado de Page Rank (PR).
Um site é considerado importante quando um número suficiente de outros sites aponta (com links) na sua direcção. Por sua vez se os sites que linkam tiverem um PR alto, esse link tem mais valor.
Ou seja, os sites "votavam" nos outros ao linkarem-se uns aos outros. Existe todo um sector de mercado que se dedica a explorar os detalhes de modo a optimizar o posicionamento de um site nos resultados das pesquisas no Google.
Este modus operandi já conta com alguns anos e é algo seguido por todos os outros motores de busca existentes.
No entanto os senhores do Google estão a
inovar, numa fase ainda de testes, no sentido de incluir um sistema de polegares à lá digg nos resultados das pesquisas.
Ignorando toda a problemática que poderá surgir relacionada a esta inovação, ocorreu-me que até agora os tipos do Digg tem sido uns porreiraços e tem ignorado os clones que usam o mesmo método para indexar notícias. Mas algo me diz que um processo ao Google terá um desfecho favorável e com um resultado financeiro astronómico.
E eis que surge uma ideia muito simples, será que o Google irá comprar o digg? No fundo sai mais barato do que andar a correr os tribunais a tentar provar que os romanos é que inventaram o polegar.
Por outro lado a comunidade já existente no Digg não irá fazer nenhum levantamento popular contra esta aquisição, como foi o caso aquando de um rumor de uma aquisição pela Microsoft.
É um situação "Win-Win" em que o Google fica com um site que gera um trafêgo enorme, ganha direito a usar a tecnologia sem o mínimo problema legal e o Kevin Rose enriquece ainda mais.
Em qualquer dos casos vale a pena ler a história do Pequeno Polegar na
Wikipedia.